quinta-feira, 5 de maio de 2011

Paradigma

A noção de paradigma é normalmente utilizada para estabelecer uma diferenciação entre dois momentos do conhecimento científico. Pode-se conceituar o paradigma como um modelo de ciência que serve como referência a ciência durante uma determinada época ou um período de tempo demarcado. A partir de um certo momento da história da ciência, o referido modelo predominante poode se esgotar em função de uma crise de confiabilidade nas bases estruturantes de seu conhecimento. Então, o paradigma passa a ser substituído por outro modelo científico predominante. Também pode ocorrer o fato de dois paradigmas disputarem o espaço de hegemonia da construção do conhecimento, do fazer científico.

Dos trabalhos de Newton resultou o paradigma científico dominante. A crise desse paradigma surgiu com a Teoria da Realtividade de Einsten e a mecânica quântica.

Um comentário:

  1. O surgimento de paradigmas é normalmente o primeiro passo para a construção de qualquer conhecimento científico. E é interessante notar como as ciências se comunicam entre si; não é algo parado, isolado.

    ResponderExcluir