sexta-feira, 6 de maio de 2011

Thomas Kuhn e o paradigma

 “Na teoria das revoluções científicas de Thomas Kuhn o atraso das ciências sociais é dado pelo caráter pré-paradigmático destas ciências, ao contrário das ciências naturais, essas sim, paradigmáticas. Enquanto, nas ciências naturais, o desenvolvimento do conhecimento tornou possível a formulação de um conjunto de princípios e de teorias sobre a estrutura da matéria que são aceitas sem discussão por toda a comunidade científica, conjunto esse que designa por paradigma, nas ciências sociais não há consenso paradigmático, pelo que o debate tende a atravessar verticalmente toda a espessura do conhecimento adquirido.”


Thomas Kuhn nasceu em 18 de julho de 1922 em Cincinnati, Estados Unidos.
Formou-se em Física em 1943 pela Universidade de Harvard e recebeu da mesma instituição o grau de Mestre (1946) e Doutor (1949).
Além de Harvard, lecionou também na Universidade da Califórnia e na Universidade de Princeton a disciplina de História da Ciência para alunos de humanidades. Sua aproximação com essa discilplina foi determinante para a elaboração de uma de suas obras mais conhecidas e criticadas, "A estrutura das revoluções científicas".
Thomas Kuhn


Na obra kuhn define o paradigma como :
"Uma constelação de realizações - concepções, valores, técnicas, etc - compartilhada por uma comunidade científica e utilizada por essa comunidade para definir problemas e soluções legítimos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário